05/10/2012

Escola

E aí, minna-san?Como toda esta coisa do regresso às aulas, optei por falar um bocado da escola. Tenho dicas, debates e muito mais... O caso é: vc vai ler?




Sala de aula | | edição

Prisão ou fonte de conhecimento? 
A escola parece uma prisão! Tira-nos tempo e liberdade!... Não podemos fazer o que queremos, temos regras, e se não cumprirmos levamos falta. Chegamos a casa cansados ou tarde e já não somos capazes de fazer mais nada. E ainda nos dão trabalhos de casa! 

Por outro lado, a escola é uma fonte de conhecimentos. Ensinam-nos um bocado de tudo. Nunca se interessou por aquilo? Faça um esforço, não é tão mau assim. Alguns aspectos são bastante interessantes… Não vê que utilidade aquilo terá no seu futuro? Então pense: Quem daria emprego a uma pessoa que não sabe falar bem? Como pagaria as despesas se não soubesse contar o dinheiro? Como é que se desenrascava de tivesse de falar com estrangeiros? Tem utilidade sim – algumas disciplinas mais que outras. Então não pode ser assim tão difícil.

Mas há sempre coisas inevitáveis, quer se goste da escola ou não. Leiam este posts engraçado e acertivo do "Refúgio acessível"» www



Os professores: 
Aquele é chato, o outro está sempre a implicar comigo, aquela é feia… Nem sabem porquê que eles existem, não é? Não têm nada que se aproveite! Impõem um silêncio absoluto na sala, tanto que vc até estranha se respirar. Depois você agradece quando algum colega seu arranja forma de perturbar a aula. 

Mas veja as coisas de outra maneira: Se você perturbar a aula, ele vai zangar-se. Claro que sim. Você só fez uma coisa engraçada – um comentário para aliviar o ambiente, riu demasiado alto, caiu da cadeira, talvez. Mas vc não teve más intenções! E mesmo assim, o professor ainda castiga você. Quer saber porquê? Alguns não têm realmente sentido de humor, mas outros sim. Eles próprios podem ter rido um bocadinho. Mas a turma ri muito mais, e não pára, e pouco depois ele já não consegue dar a aula. Eles têm um programa e regras a cumprir também, não podem correr riscos e são obrigados a ser severos. Eles já foram crianças, sabem como é. 


Além disso, alguns abandonam os filhos e a família para conseguir esse emprego. Não aturam os seus próprios filhos, e ainda têm de aturar os dos outros? É verdade que às vezes são um pouco injustos – você costuma falar, mas não foi vc daquela vez, e mesmo assim ele a castigou. Dicas? Tente falar com ele, explicar-lhe que foi um engano. Não levante a voz – fale meigamente, ou jamais te irá escutar. Se ele não pedir desculpas pelo que fez e começar a barafustar, paciência – eles por vezes só acreditam em si próprios, e nem sempre podem estar bem-dispostos. 


Por vezes fazem surpresas horríveis: um teste surpresa. Mas são coisas necessárias e se calhar nem foram decididas por eles. Tente ser não apenas aluno, mas amigo, e eles irão retribuir. Passaram por muito para chegar à posição em que estão e não suportam ver que alguns desistiram antes de chegar a meio-caminho. É por isso que pegam no seu pé, então nunca perca a cabeça.


EV vs Ed.F
Desenho versus Educação física. Alguns preferem uma, outros preferem outra. Geralmente as pessoas que gostam de desporto preferem Educação física, mas não têm necessariamente de gostar. Por vezes só preferem essa porque gostam ainda menos de desenhar. Talvez achem que desenham mal. O mesmo se aplica aos que preferem Desenho. São mais intelectuais, desenham bem, jogam mal? Tanto faz. Seja como for, deviam sempre esforçar-se um pouco na disciplina a que têm mais dificuldade, já que não precisam desse esforço todo na outra. Mas uma coisa é certa: Ev e Ed.F serão sempre disciplinas rivais.
Um lugar de amizades: 
Faz-se muitos amigos na escola. Colegas de turma, de carteira. Uma mistura heterogénea de pessoas. Primeiro, diferem no estilo e na personalidade: Gótico, Patricinha, Nerd, Vintage, Gamers, Rockeiros, Kawaii, Otomes… Tudo! Algumas escolas usam uniforme aí no Brasil (cá em Portugal não), e talvez nem sejam mistas, mas mesmo assim, é inegável os gostos diferentes. E todos sabem coisas diferentes, passaram por coisas diferentes, têm desejos diferentes – e no entanto, tão parecidos. É isso que vos torna amigos e vos faz conviver. Começam a namorar, até. Por outro lado, também há aqueles colegas chatos ou malvados. Com alguns, não há nada a fazer: falar com eles é o mesmo que falar para uma parede. Com outros, contudo, não custa falar. Seja sincera e diga o que pensa sem se exaltar e aproveite apresente uma solução ou alternativa. Pode ser que até se comecem a dar melhor.  Com as suas amigas e amigos, vc pode tirar fotos, sair, e fazer todas as maluqueiras possíveis. Afinal, os amigos nunca te deixam fazer coisas estúpidas… sozinho. (Amo essa frase kk) Mais do que isso, é com os seus amigos e colegas de classe que poderás partilhar as tuas derrotas e vitórias e muitos momentos de turma.
Exames - Marrar vs Colar: 
Todo o estudante tem provas, não é? As provas servem para avaliar o que você reteve das aulas para o professor dar uma nota. Alguns não se incomodam em preparar para a prova. Tanto lhes faz que tirem negativa como positiva. Já os que querem alguns resultados têm duas hipóteses: Colar ou marrar. Para aqueles que não querem estudar e normalmente têm a sorte de estar nas mesas do fundo, colar é a opção. Escrevem informações nas mangas, no telemóvel, num papel dentro da mochila, usam código… Alguma forma eles ão-de arranjar, nem que seja copiar pelo colega do lado, o que por vezes não resulta. Mas se vc quiser saber o seu valor e receber a nota de forma honesta, aí tem que marrar. Não tem outra chance mesmo. É difícil e custa um tempo precioso, mas geralmente acaba por valer a pena. E nem é preciso dizer que geralmente na frente da sala ficam os nerds e no fundo os copiadores. Dicas para estudar aqui: www

Como ser popular: 
Vc quer ser popular? É nova na escola? Não é difícil. 


  • Em primeiro lugar, vc tem que ser social. Faça amigos – comece devagar e vá avançando, e quando se sentir segura, peça o contacto deles. Precipitar-se pode afastar as pessoas. Ria, conte piadas, confesse algumas das suas dificuldades, comente sobre os seus gostos, fale da aula que acabou de ter, pergunte se tinha trabalhos de casa… Mas não queira ser só vc a falar ou ainda julgam que quer ser o centro das atenções. Faça com que os outros falem também, com perguntas ou assim. 
  • Ajude eles – nas matérias escolares, se fôr boa aluna, se não, apenas a ultrapassar problemas pessoais. Seja companheira. Quando chega à escola, diga sempre Olá e sorria, mas um sorriso sincero, pois pessoas falsas são muito desagradáveis. Nunca vire as costas a ninguém, e falando de costas, não fale mal de seus amigos. Eles não merecem. Empreste coisas, apresente desconhecidos, organize uma festa ou saída em grupo. 
  • Vista-se bem – nada muito luxuoso, apenas decente. Tente ser bonita, com os seus estilos favoritos, alguns acessórios e uma make básica, mas também inteligente. Informe-se sobre o que passa na escola. 
  • Alunos novos? Vamos conhecê-los. Seja firme com o que quer, mas não insulte os outros se achar que estão errados. Permita sempre outras opiniões e oiça os argumentos de cada um. Não se ache superior, mas inferior também não. E vai ver que a popularidade não tarda a chegar, de forma verdadeira.


Material escolar: 


Há sempre coisas que são essenciais ter na mochila. Começando pelo básico, precisa de: 
  • - um caderno para as matérias ou arquivos
  • - uma agenda para se organizar (#fica a dica)
  • - canetas para escrever
Mas também pode usar muitas mais coisas, porque além de serem fáceis de transportar no estojo, deixam as suas anotações mais agradáveis ao olhar: 
  • -canetas coloridas
  • - lápis
  • - sublinhadores
  • - borracha
  • - aguça
  • - post-its para separar as matérias
  • - clips. 

Depois há aquelas coisas que toda a gente gosta de levar: 
  • Para beleza e urgências: um kit de maquilhagem, de preferência fácil de transportar, só com o essencial; 
  • Para passar o tempo: Cadernos de desenhos, livros, phones ou tablets; 
  • Para comer: Água e talvez uma barrinha de ceriais; 
  • e dinheiro, claro. 
Embora em Portugal os professores  não deixem beber água nas salas, e aqui também não há uniformes.


Tumblr_mdzo8rws2r1qb7n7uo1_500_largeTumblr_mezjq7s4h71r5u9s9o1_400_large
550_326086134152322_562842826_n_largeTumblr_lhnk56wzm51qgnsnso1_500_large

É isso gente, espero ter dado diquinhas úteis Já agora, não sobre a escola, mas sobre as férias, que tal lerem este post super engraçado? Do blog refúgio acessível: www

Sem comentários:

Enviar um comentário

☾ Para informações específicas, veja o Faq do blog (procure nos icons-menu da sidebar) ou a About.

☾ Não se perca» tenho abaixo do Welcome um menu e tags.

☾ Sim, fui eu que criei o layout. Disponibilizarei montes de templates free, incluindo os meus lays antigos.

☾ Aceito afiliações e parcerias (não sei distinguir)

☾ Posso te divulgar, porém só se te achar digna de nota ou uma boa pessoa.

☾ Quanto a comentários:
♥ Os pedidos são aceites nos comentários.
♥ Não aceito xingações nem ofensas, gostos não se discutem e cada um é como é. Se quiser uma crítica, que seja construtiva.
♥ “Seguindo, segue de volta?”, só serão aceites como erro no caso de blogs principiantes – e eu irei confirmar ao blog. Caso contrário será ignorado.
♥ Deixe o link do seu blog no fim do comentário e eu faço questão de pelo menos visitar e comentar.
♥ Pode usar estas carinhas:
=((•̪●))= ๑(•ิ.•ั)๑ ٩(●̮̮̃•̃)۶ ε(●̮̮̃•̃)з ٩(×̯×)۶̿ ┌∩┐(◣_◢)┌∩┐ ⊙▂⊙ ⊙0⊙ ⊙︿⊙ ⊙ω⊙ ⊙▽⊙ ⊙﹏⊙ ⊙△⊙ ◑▽◐ ◑ω◐ ◑﹏◐ ●︿● ●ω● ●﹏● ≧▂≦ ≧︿≦ ≧ω≦ ≧﹏≦ ≧▽≦ >︿< >ω< >﹏< >▽< ≡(▔﹏▔)≡ (¯▽¯;) <(“”"O”"”)> (-__-)b (;°○° ) \( ̄︶ ̄)> <( ̄︶ ̄)/ (/≧▽≦/) \(≧3≦)/ \(≧ω≦)/ o(≧ω≦)o o(≧o≦)o ㄟ(≧◇≦)ㄏ ╮(╯▽╰)╭ ╮( ̄▽ ̄)╭ (~o ̄▽ ̄)~o ~ 。。。(~ ̄▽ ̄)~[] (╯-╰)/ (*^3^) 'U_U ♪ ♥ ஐ ▲☼゚ ♣ (๏̯͡๏) †