05/02/2013

Como fazer um cabeçalho no Word


Para quem segue o blog há algum tempo, sabe que eu não uso Photoshop. Então, eu não posso ensinar a fazer cabeçalhos no Photoshop. Mas como uma leitora me pediu para ensinar a fazer cabeçalhos, eu ou ensinar a fazer à minha maneira, ou seja, no Word  (Isso é possível? É sim :)) E é uma coisa que toda a gente pode fazer.




Material necessário:
 - fundo (pattern) que vão usar no blog - como o Word não dá para salvar imagens, teremos de tirar print do cabeçalho, e não dá para tirar o fundo. Neste blog:


 - Brushes para decorar - de preferência sem fundo e de cores parecidas com as do blog. Brushes são imagens, como bonecas, comida, objectos, etc... Podem encontrar mais aqui: www Neste caso:

 - Ferramenta de recorte para tirar o print - para quem não sabe, estou a falar disto:

Agora, vamos ao tutorial:
Abra o Word e, se quiser um cabeçalho largo, aumenta a largura da página nos números no canto direito em baixo. Pegue na imagem do fundo - basta *copiar e colar* - e monte o fundo até que tenha largura suficiente, não alargando a imagem porque ficaria desfocado, mas colando várias vezes uma ao lado da outra. Para a imagem poder ser arrastada/deslocada, clique duas vezes nela para a parte de cima do Word mudar e ir parar a *ferramentas da imagem*. Clique em *Moldar texto* (eu circulei a vermelho na imagem abaixo) e clique em *enviar para trás*.


Vá a *inserir* no topo do Word, vá em *formas* e clique na forma que quiser para o fundo do título do blog. Se não quiser nenhum fundo no título, avance este e o 3º passo. Se quiser, irá aparecer uma forma nestas cores (down). Você pode ajustar o tamanho sempre que quiser, já as cores serão tratadas no próximo passo.


 3º (Quem não quer fundo no título avança este também). Carrega duas vezes no retângulo, e irá abrir no topo do Word as *Ferramentas de Desenho*. Para mudar as cores... está a ver aqueles círculos vermelhos na imagem? O que tem o número 1 corresponde à cor/*preenchimento* da forma - escolha a que quiser. O 2 é para mudar a cor de *contorno*, mas eu aconselho a deixar transparente - está um pouco abaixo das cores. Aqueles dois tracejados à volta do retângulo, eu criei duas novas formas, deixei a cor/preenchimento transparente e colori o contorno. Depois voltei a abrir o contorno mais duas vezes, uma para por o traço mais fino e outra para por tracejado.


A seguir criei uma nova *forma* - é a primeira, chamada *caixa de texto* - onde escrevi o título do blog. Pra remover o fundo, cliquei duas vezes no retangulo e fui parar a *ferramentas de imagem*, onde coloquei o *preenchimento* e o *contorno* transparentes. 


Para personalizar o texto, selecionei o texto e carreguei no topo do Word onde diz *Base*. Estão a ver os números? o 1 é para mudar o *tipo de letra* (usei French Script), o 2 é o *tamanho da letra*, o 3 é a *cor* (usei vermelho escuro), o 4 é *negrito, itálico, sublinhado e tachado* (não usei), e o 5 é para por o texto à *direita, esquerda, centrado, ou justificado*.


Depois recortei imagens com a forma de quadrado com a *ferramenta de recorte* - mas também podem simplesmente *copiar e colar* uma imagem - e colei aqui. Neste caso, foram 3. Para poder arrastar a imagem, tem de clicar nela, em *Moldar texto* (ver no passo 1) e colocar *à frente do texto*. Também acrescentei contorno, ou como diz no 5, *limite de imagem*. O 4 é para *aplicar efeitos* como sombra, reflexo, etc... O 1 é para fazer *correções* de focagem, luminosidade e cor. O 2 serve para *aplicar efeitos* como pintado a lápis, ou assim, mas não aconselho. O 3 é para *remover o fundo* de alguma imagem (tipo brushes) que não seja PNG.


Agora vêm os primeiros *brushes*. *Copie e cole* diretamente da sua pasta ou da internet e vá a *Moldar texto» à frente do texto*. Eu acrescentei esses dois brushes no título (veja as setinhas). Não esqueça que pode mudar o tamanho clicando duas vezes neles e arrastando os vértices do contorno que vai aparecer, para redimensionar ou diminuir.

Agora estão mais *brushes*. Eu sobrepus uns à frente dos outros com o *Moldar texto*, mas isso é só para quem é mais experiente. Depois é só pegar na *ferramenta de recorte*  de que falei em cima (poderá baixar facilmente da net) e recortar a medida que você quiser (não exagere na largura). 

Se estiver tudo certo, o *print* será algo assim: 

É só salvar e pronto!
Espero que tenham gostado, agora é só completar o layout com outros tutoriais: www Quanto mais profissional, melhor, então confira também este post sobre dicas para blogs em postagem, combinação de cores, gadgets, gerir comentários e muito mais: www :)

6 comentários:

  1. Poxa, muito obrigada. Não sei como agradecer, valeu mesmo. Sigo seu blog com amor viu? bjos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Arigatou, é bom ter um uma leitora assim tão kawaii e dedicada :) Estou sempre pronta a ajudar

      Eliminar
  2. Senhorita Anilyan, eu gostaria de me desculpar com vc. Desculpe ter pegado sua postagem, me arrependo por isso. Eu peguei sua postagem por que achei ela muito linda, bem feita, mas nn lhe dei os créditos, desculpe. Fui idiota mesmo, eu te admiro muito deste o começo, então decidi te imitar, mas agora eu sei que o que fiz foi um erro horroroso. Me perdoe, por favor. Nunca mais farei algo assim, te darei os crétidos 100%, nn se preucupe. Desculpe por pegar seu nome, sua capa... É que não sou boa com esse tipo de coisa, e quando vc mudou sua capa achei que poderia pegar umas antigas suas. Eu já tentei fazer uma, mais ficou horrenda. Não fiz isso por mal, nn queria te magoar, te deixar com raiva... Agora estou com raiva de mim, e envergonhada tambem. Te achei muito legal, queria ser muito como vc. Eu tenho 12 anos, ser como vc era tudo o que eu queria, mas acabo de perceber que isso é errado.Tive inveja do seu blog, em pouco tempo já tinha vários seguidores, já o meu... Ele nunca vai ser tão lindo quanto o seu, fiquei pensando nisso o tempo todo, e para mim era mais uma razão para eu te imitar. Me perdoe, faço qualquer coisa pelo seu perdão. Até tiro o blog do ar se vc quizer, mas nn fique com esse rancor de mim, por favor...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não se preocupe :) Acredito que esteja arrependida, e nem me importo que reblogue as minhas postagens desde que ponha os créditos. Eu sou o tipo de blogueira que não acusa directamente de plágio, porque quando eu comecei a blogar aos 12 ou 11 anos, e não percebia nada de HTML, ou sabia personalizar o layout, nem tinha imaginação suficiente para escrever um post, eu cometia muitos desses erros e nem tinha noção de que estava a fazer algo que não devia. Dar os créditos nem me passava pela cabeça, se é que eu sabia o que eram créditos.

      Já está perdoada, espero poder ajudar tanto quanto possível, nem tem de agradecer porque eu compreendo. Espero que um dia o seu blog faça sucesso ;)

      Já agora, pode me chamar de Any.

      Eliminar
  3. Obrigada Anily... Any, obrigada mesmo. Vc é uma pessoa muito legal, nunca conheci alguém assim. Obrigada, de verdade.

    ResponderEliminar

☾ Para informações específicas, veja o Faq do blog (procure nos icons-menu da sidebar) ou a About.

☾ Não se perca» tenho abaixo do Welcome um menu e tags.

☾ Sim, fui eu que criei o layout. Disponibilizarei montes de templates free, incluindo os meus lays antigos.

☾ Aceito afiliações e parcerias (não sei distinguir)

☾ Posso te divulgar, porém só se te achar digna de nota ou uma boa pessoa.

☾ Quanto a comentários:
♥ Os pedidos são aceites nos comentários.
♥ Não aceito xingações nem ofensas, gostos não se discutem e cada um é como é. Se quiser uma crítica, que seja construtiva.
♥ “Seguindo, segue de volta?”, só serão aceites como erro no caso de blogs principiantes – e eu irei confirmar ao blog. Caso contrário será ignorado.
♥ Deixe o link do seu blog no fim do comentário e eu faço questão de pelo menos visitar e comentar.
♥ Pode usar estas carinhas:
=((•̪●))= ๑(•ิ.•ั)๑ ٩(●̮̮̃•̃)۶ ε(●̮̮̃•̃)з ٩(×̯×)۶̿ ┌∩┐(◣_◢)┌∩┐ ⊙▂⊙ ⊙0⊙ ⊙︿⊙ ⊙ω⊙ ⊙▽⊙ ⊙﹏⊙ ⊙△⊙ ◑▽◐ ◑ω◐ ◑﹏◐ ●︿● ●ω● ●﹏● ≧▂≦ ≧︿≦ ≧ω≦ ≧﹏≦ ≧▽≦ >︿< >ω< >﹏< >▽< ≡(▔﹏▔)≡ (¯▽¯;) <(“”"O”"”)> (-__-)b (;°○° ) \( ̄︶ ̄)> <( ̄︶ ̄)/ (/≧▽≦/) \(≧3≦)/ \(≧ω≦)/ o(≧ω≦)o o(≧o≦)o ㄟ(≧◇≦)ㄏ ╮(╯▽╰)╭ ╮( ̄▽ ̄)╭ (~o ̄▽ ̄)~o ~ 。。。(~ ̄▽ ̄)~[] (╯-╰)/ (*^3^) 'U_U ♪ ♥ ஐ ▲☼゚ ♣ (๏̯͡๏) †